Percebo que falta alguns conhecimentos básicos para quem tem dificuldade de escolher um computador, e costuma me perguntar por que o PC está lento.
Quando você vai comprar um notebook, a primeira pergunta que você faz é: o que você vai fazer? Praticamente, quais programas você pretende usar?
Desses programas que você pretende usar, sempre tem no site oficial os requisitos para utilizá-los.
Um usuário que joga no PC precisa de um processamento maior, porque o processamento de imagens é muito mais complexo do que de texto, o processador interpreta mais rápido texto do que imagens.
Então, se você não entende muito de requisitos de sistema ou hardware, então pense se vai trabalhar muito com texto, imagem ou áudio.
Antes de analisar os requisitos de sistema, você precisa entender o que são bits ou Bytes, Mega, Giga e Hertz.
Muitos já ouviram falar que o processador entende apenas 0 e 1, os números binários.
Um arquivo de texto, imagem ou áudio tem um tamanho; quanto menor o tamanho, mais rápido será processado. Se você olhar no seu computador ou quando faz um download, você vai ver que a maioria dos seus arquivos de imagens e áudios são maiores do que os seus arquivos de texto. É muito comum um arquivo de texto ter KBytes, ou raramente MegaBytes, nunca vi um arquivo de texto de GigaBytes. Uma foto de 1 GigaByte costuma ser usada para outdoor, mas as fotos comuns de porta retrato, se tiver 2 ou 3 MegaBytes já é possível revelar com boa qualidade, com nitidez, sem ficar quadriculada. Um vídeo varia muito, depende do tempo que ele tem, mas também depende do formato, o menor formato que tem acredito que seja o vídeo de menor qualidade do youtube. O mais importante é entender que um texto costuma ser menor que uma foto ou vídeo, dependendo do arquivo que você pretende editar você pode precisar de um PC mais potente ou não. Resumindo o que você precisa entender é que bits são menores do que Bytes, 1 byte = 8 bits. Se você multiplica 1 Byte por 8, 1x8 = 8bits
1024 bits = 1Kbit
1024 Kbit = 1Megabit
1024 Megabit = 1 Gigabit
1024 Gigabit = 1 Terabit
1024 Bytes = 1KByte
1024 KBytes = 1MegaByte
1024 MegaBytes = 1 GigaByte
1024 GigaBytes = 1 TeraByte
Quando você ver velocidade internet por 10Mb, por uma estratégia de marketing para você pensar que é muito, significa 10 Megabits, preste atenção no b, b minúsculo é bit, B maiúsculo é Byte, se você ver um anúncio de memória ram de 4GB são 4 GigaBytes. Memória RAM, HD, PenDrive, os arquivos do seu computador costumam ser representados por Bytes. Já o processamento é representado por Hertz.
Hertz é uma medida de frequência, 1 Hertz representa 1 ciclo por segundo, quanto mais Hertz mais rápido o processamento.
Você só precisa tomar cuidado com os Megas e Gigas, porque 100 Mega não é maior que 1 Giga, assim como 1 dúzia é maior que 6 unidades, ou assim como 100 gramas não é maior que 1 Kilo. Isso que as pessoas mais erram, pode atrapalhar na sua escolha de um PC rápido o suficiente para o que você vai fazer.
Eu não entendo muito de jogos, não leio muito sobre as atualidades nesse tópico, mas ouvi falar que um dos jogos mais pesados hoje em dia é o Battlefield.
Abaixo os requisitos para poder instalar esse jogo no seu PC:
Requisitos mínimos:
SO
WINDOWS VISTA SP2 32-BIT (COM ATUALIZAÇÃO DE PLATAFORMA KB971512)
PROCESSADOR
AMD ATHLON X2 2,8 GHZ
INTEL CORE 2 DUO 2,4 GHZ
MEMÓRIA
4 GB
PLACA DE VÍDEO
AMD RADEON HD 3870
NVIDIA GEFORCE 8800 GT
MEMÓRIA GRÁFICA
512 MB
ESPAÇO EM DISCO
30 GB
Requisitos recomendados:
SO
WINDOWS 8 64-BIT
PROCESSADOR
AMD SIX-CORE CPU
INTEL QUAD-CORE CPU
MEMÓRIA
8 GB
PLACA DE VÍDEO
AMD RADEON HD 7870
NVIDIA GEFORCE GTX 660
MEMÓRIA GRÁFICA
3 GB
ESPAÇO EM DISCO
30 GB
fonte: http://www.battlefield.com/br/battlefield-4/pc
------------------
Eu costumo ignorar os requisitos mínimos, porque isso é só se você não for usar mais nada além dele, e provavelmente isso não vai acontecer com você. Pra começar, a maioria sempre instala outro antivírus além do que já vem no Windows, o antivírus é um processo que está o tempo todo em execução. Inclusive não se esqueça de ativar o modo game que costuma vir hoje em dia, quando for jogar. Considere apenas os requisitos recomendados. Eu uso uma lógica que ninguém me falou e eu mesma deduzi, desculpe se alguém já patenteou, mas quem é da área, não duvido nada que faça esse mesmo "silogismo" que eu faço:
Se o programa mais pesado é o jogo,
e o jogo mais pesado é o Battlefield,
se você tem um PC com os requisitos recomendados de Battlefield, você tem um PC potente.
Então, se você NÃO vai jogar Battlefield, você NÃO PRECISA de um PC com os requisitos recomendados dele.
Eu citei Battlefield como referência, mas você tem que analisar todos os programas que você pretende usar, verificar cada requisito, assim você vai descobrir se precisa de 4GB ou 8GB de Memória RAM, por exemplo. Não analise os programas que apenas vão editar texto, porque qualquer PC hoje em dia é bom nisso, você precisa se preocupar nos programas que você vai usar que trabalham com imagem. A imagem é processada pela placa de vídeo. Existem placas de vídeo que já vem "grudadas" na placa-mãe, que chamamos de onboard, existem placas que são dedicadas, que são separadas da placa-mãe, chamamos de offboard, são possíveis remover, são externas, costumam ser mais potentes do que a onboard, porque se vc vai usar o PC comum com gabinete, as vezes lança um jogo novo, por exemplo, e você precisa trocar apenas sua placa de vídeo, não a placa-mãe inteira, ou se der defeito na placa onboard, você instala a offboard.
Placa de vídeo é a mais complexa para mim na hora de escolher nas lojas virtuais, porque elas não costumam ter a descrição técnica, costumam aparecer apenas o nome da placa, mas existe uma tabela com vários nomes de placa de vídeo comparando os dados técnicos (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tabela-comparativa-dos-chips-GeForce-da-NVIDIA-desktop/519), quanto mais recente a data de lançamento da placa de vídeo, obviamente, maior capacidade de processamento ela tem. Lembrando, que se você não vai trabalhar com muitas imagens, e sim muito mais com texto, você não vai precisar de uma placa de vídeo dedicada, qualquer placa de vídeo onboard que temos atualmente serve para você, então não se preocupe com isso quando for comprar, as vezes aparecem 2 notebooks muito parecidos, mas tem a opção de placa de vídeo dedicada, você já sabe que não precisa desse SE for trabalhar mais com texto e não com edição de imagens ou vídeos, ou se não vai jogar algo com gráfico muito pesado.
Tratando-se de notebook, você precisa analisar algo que vai além do que está escrito nos requisitos recomendados dos seus programas, a bateria. Porque se você quer comprar um notebook, é porque ele é portátil, então você não quer ficar com ele grudado o tempo todo na tomada. A medida para saber se uma bateria dura muito tempo são as células. Quanto mais células a bateria tem, mais tempo ela dura. Uma bateria de 3 células, começa durando 2 horas, mas termina depois de 2 anos durando uns 30 minutos.Porque com o tempo, quanto mais você recarrega uma bateria, menos tempo ela dura. Então, quanto mais células, menos vezes você recarrega a bateria, mais tempo ela dura, menos tempo você fica grudado na tomada.
Abaixo minha tabela de critérios para escolher um notebook, o jogo ou programa mais pesado que eu uso no meu Windows 8.1 é Dota 2. Eu não uso antivírus, se você é leigo, não sabe identificar um site fake/falso, um e-mail fake/falso, um link de html, ou extensões de arquivos, arquivos ocultos, isto é, não sabe identificar vírus, não use apenas Windows Defender, use antivírus, atualmente o mais leve de segurança básica é o AVG. Mas o Avast no modo game está razoável, o antivírus mais recomendado por especialistas é o KasperSky, se você deseja usá-lo verifique os requisitos de sistema recomendados para ele, caso contrário você vai achar seu PC muito lento, vai travar muito.
Como eu não uso antivírus eu uso o i3, mas como você provavelmente quer usar antivírus eu recomendo acima de i5 atualmente. A primeira geração é praticamente uma versão beta, versão teste, então sempre escolha acima da 2ª geração, que é melhor, na maioria das vezes. Em tecnologia, quando se cria uma segunda versão ou mais uma versão, criou-se com a intenção de ser melhor, teoricamente a última versão é mais rápida do que a anterior, mas cabe a você identificar se você precisa de algo mais rápido. Se é mais rápido, é mais caro, não adianta comprar algo mais rápido que você não usa todo o processamento que você não vai perceber a diferença, só vai jogar dinheiro fora.