domingo, 29 de março de 2015

Nuli, como eu faço para me manter atualizado e saber quais tecnologias estão sendo mais utilizadas?

Essa é uma pergunta muito difícil, é um desafio para todos. As poucas pessoas as quais perguntei nunca me responderam essa pergunta, acredito que seja pelo mesmo motivo que eu não gosto de responder: questão de opinião. Eu não posso te dizer o que é melhor, cada um sabe o que é melhor para si mesmo.

O que vai acabar acontecendo muitas vezes é a pessoa te recomendar um portal que ela costuma ler e você não gostar porque não tem a ver com o tipo de tecnologia que você se interessa. Você vai sentir que falta informação, talvez aquele portal de notícias tenha apenas alguns tópicos que te interesse e não todos. Nunca vai ter um portal sobre tudo o que você deseja saber. Apesar de todas as notícias sobre novidades na tecnologia, você não vai ganhar a resposta pronta para o que é melhor pra você usar no seu projeto, apenas você pode decidir.

Porém, eu também gostaria, assim como você que já fez essa pergunta, de ter uma resposta sobre como a pessoa se atualiza. As vezes pode não ser muita coisa, mas a gente consegue pelo menos mais uma informação valiosa que vai nos deixar mais atualizados sobre as tecnologias.

Por isso eu vou compartilhar aqui o meu ponto de vista, só que eu gosto de deixar bem claro que é apenas UMA forma de se atualizar. Podem existir melhores formas do que a minha, aceito crítica, mas muito mais que isso aceito sugestões de como melhorar. Se você vai ler esse post e discorda, acredita que existam melhores formas, por favor, compartilhe o seu conhecimento.

É óbvio para todos que para se manter bem atualizado precisa saber inglês, porque a notícia vem primeiro em inglês. As empresas maiores costumam ditar os padrões, afinal elas têm mais experiência, elas criam novas tecnologias que facilitam a vida de nós, programadores, por exemplo, a Amazon, o Google, a Apple ou a Microsoft, ou a IBM. A melhor forma de se atualizar acredito que é entrando no portal de notícias ou blog dessas empresas grandes. Só que é a mais difícil, porque nem sempre tem algo novo, então você lê muita informação irrelevante.
https://developer.apple.com
https://developers.google.com/?hl=pt-br
https://msdn.microsoft.com/pt-br/default.aspx
https://developer.amazon.com/
https://twitter.com/soudw
Dica: faça uma lista do twitter oficial das empresas, que elas costumam anunciar novidades por lá.

Acessando portais de notícias de terceiros, de jornalistas especializados no assunto, conseguimos filtrar e saber o que as grandes empresas estão utilizando, e qual é melhor, pois cada empresa vai fazer a notícia como se a tecnologia dela fosse melhor que as outras. Os portais de terceiros vão comparar, testar as tecnologias de todas as empresas grandes e dizer os resultados que tiveram (nota: não acredite em notícias que não tem coleta de dados comprovando que é mais rápido e outro lento, por exemplo). Esses portais vão dizer uma tecnologia que todas utilizam, todas estão usando Cloud no momento, por exemplo, então você não vai precisar entrar em vários portais para descobrir isso, em apenas um site você descobre o que todas estão usando em comum ou de diferente.

Algumas pessoas têm dificuldade em encontrar um portal de notícias em português confiável, acham mais informações pesquisando no Google em um blog wordpress ou blogspot, sites que são difíceis saber se a pessoa que passou aquela informação sabe mesmo sobre o assunto.

O que vou responder aqui é uma lista de links de sites ou blogs de jornalistas especialistas, que são formados na área de informática, inclusive trabalham com isso, por exemplo, a LocaWeb.
Também podemos confiar na opinião da Impacta, Caelum, iMasters e Devmedia.
Abaixo os links:
http://www.impacta.com.br/
http://blog.locaweb.com.br/
http://imasters.com.br/
http://blog.caelum.com.br/
www.devmedia.com.br
http://www.w3c.br/Noticias
http://www.locawebers.com.br/

Como eu disse, gosto de reforçar, essas empresas filtram todas as tecnologias que estão sendo lançadas, são muitas, então apesar de ser filtrado o assunto, você ainda vai ter que ler muita coisa e vai ficar confuso ou indeciso sobre qual tecnologia é mais atual e mais usada. Procure uma tecnologia que você pode conectar com outras, assim diminui o seu trabalho, mas também leve em consideração o número de usuários que vai acessar ao mesmo tempo, se vai haver lentidão, pense em qualidade, quanto menos erros e mais você puder evitar falhas melhor.

Além de ler sites, pesquise livros mais populares da editora Novatec - http://novatec.com.br/, ou em sites de livraria na categoria de informática. Pesquise em lojas virtuais tanto em inglês quanto em português, porque as vezes a tecnologia está sendo muito usada lá fora, mas não está sendo utilizada no Brasil, talvez não seja interessante para o seu cliente ficar com uma tecnologia que não vai poder conectar com as tecnologias de empresas brasileiras, mas você já fica preparado, caso a tecnologia famosa lá fora venha para o Brasil. Seu cliente quer se atualizar? Você já vai estar preparado.

Outra forma de se atualizar, e que é a minha preferida, são palestras ou eventos de tecnologia. Talvez você tenha que pagar, como a Campus Party - http://brasil.campus-party.org/, mas mesmo se você não for, veja os temas das palestras, pesquise sobre o assunto, as vezes já tem um vídeo da palestra na web. Pegue o contato do palestrante, peça dicas para ele, recomendações de livros, cursos, ou portais de noticias sobre o assunto, as vezes o próprio palestrante tem um blog e posta notícias, ou no twitter dele, ele posta links sobre novas tecnologias ou tendências.
Mesmo que você não possa ir nos eventos famosos de tecnologias como o Google I/O - https://www.google.com/events/io - e o evento da Apple WWDC - http://www.apple.com/br/apple-events/, você pode pesquisar notícias na internet para saber o que eles apresentaram.

Um exemplo sobre como se atualizar através de palestras:
No site da Campus Party 2015, podemos ver que teve uma palestra sobre Opções de backend para seus aplicativos móveis #CPBR8
http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/Opcoes-backend-aplicativos-moveis/
Palestrante:
José Papo - é Program Manager do Google Brasil, na equipe de relações com desenvolvedores e startups de tecnologia. É mestre em Engenharia da Computação pelo IPT e também atua como professor de pós-graduação na PUC-SP. é co-autor do livro "Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software". Desenvolveu diversos produtos de software em empresas como Itaú, TecBan, Correios, TAM, Bradesco, entre outras. Em seus últimos desafios liderou diversas iniciativas para desenvolvedores e startups na Amazon e na Microsoft. Fala sobre inovação disruptiva, tendências tecnológicas, computação em nuvem, agilidade e desenvolvimento de produtos em seu twitter @josepapo .

Através desse palestrante podemos conseguir a recomendação de alguém que trabalha no Google, um livro (Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software). Seguindo o twitter dele você verá diversos links sobre novidades na tecnologia.

Outro exemplo: Palestra http://campuse.ro/events/campus-party-brasil-2015/talk/drones-lego-mindstorm-geolocalizacao-android-cpbr8/

Fernando Veiga, Matheus Marabesi e Ricardo da Silva Ogliari trabalha com mobilidade desde 2004, tem experiência no desenvolvimento Palm, Java ME, BlackBerry, Windows Phone e Android. Possui mais de 270 publicações entre palestras, workshops e artigos em revistas e sites especializados. Escreve regularmente para as revistas Mobile Magazine e Espírito Livre. Trabalhou em grandes empresas do setor, como a Telefônica e o Grupo Pontomobi. Professor de Graduação na FIAP e Professor na Globalcode. Graduado em Ciência da Computação e Especialista em Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia. Cursando MBA em Desenvolvimento de Aplicativos e Jogos Móveis.

Através dos palestrantes acima, temos a recomendação de 2 revistas: Mobile Magazine - http://www.devmedia.com.br/revista-mobile-magazine - e Espírito Livre. As vezes não aparece o contato deles na descrição, mas se você assistir o vídeo é muito comum eles passarem o twitter deles.

Pesquisando sobre a Espírito Livre tive mais recomendações de eventos:
Mais uma vez o twitter: https://twitter.com/espiritolivre, que demostra ser a rede social que mais contribui para quem é desenvolvedor. Não estou dizendo para você não usar o Facebook, só estou dizendo que o twitter contém mais informações para a área de informática.

HAVE FUN