segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Mulheres que fazem piadas com a própria vida e seus defeitos

Homem posta no facebook: hoje acordei tão feio que me olhei no espelho do banheiro e tomei um susto.
Comentários: sério, só hoje? Vc é feio, grande bosta, conta uma novidade

Mulher posta a mesma frase, comentários: Nossa, amiga, não fica assim não. Você precisa se tratar. Ta de TPM?

Eu já vi alguns homens de stand up comedy questionarem por nunca verem uma mulher subir no palco e fazer piada com os próprios defeitos. Eu quero responder neste blog essa dúvida. Se um homem comediante sobe no palco e começa a fazer piada com os próprios defeitos, todos acham engraçado, diferente do que aconteceria se fosse uma mulher comediante.
Se uma mulher falar que está gorda, ninguém acha engraçado, a platéia não ri, a platéia chora, a platéia começa a dar conselhos para ela resolver os problemas de auto-estima que ela tem. Alguém recomendaria um livro de auto-ajuda sobre autossabotagem. Como se uma mulher que faz piada com os próprios defeitos, aliás uma mulher que assume que tem defeitos, uma mulher que não sai dizendo por aí que é perfeita para todo mundo,  tivesse problemas de auto-estima. Uma mulher não pode ser bem resolvida, ter amor próprio se zomba de si mesmo, publicamente, diante de uma platéia ainda por cima, perante a sociedade, se assumir que ela possui defeitos. Ela não pode dizer que se acha feia e mesmo assim ser feliz, ninguém acredita.
Agora um homem pode. Um homem pode subir no palco fazer piada dizendo que tem pinto pequeno, não pega ninguém, que está gordo, que é um falido, que ninguém o ama. Todo mundo ri. Agora uma mulher não pode nem fazer piada sobre ser um fracasso. Ninguém vai achar engraçado e todos vão sentir pena.
Não me pergunte por que, uma mulher tem que ser perfeita até quando vai fazer piada. Ela não pode falar nem zoando, mesmo que ela acredite que é bonita estando acima do peso, mas se quiser fazer rir, não adianta falar como se se achasse feia, afinal ninguém vai rir. Todo mundo vai realmente acreditar que ela não está sendo irônica, que apesar de estar bem claro que ali é um momento de piada, vão levar a sério o que ela está falando e vão dizer que ela não tem auto-estima, que ela não se valoriza, que ela deve parar de ser depressiva, que ela está de TPM, e o que ela está dizendo sobre ela mesma não é engraçado.