segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Jogo de Tabuleiro: O Veredicto

Eu ainda não comprei, mas vou comprar para jogar com os meus primos:

É um jogo que simula um tribunal, então tem um réu, um lado a defesa e do outro lado a acusação.

"Um crime ganhou as manchetes dos jornais e deixou estarrecida a sociedade local. Horas depois, a polícia agiu com presteza e prendeu o suspeito que jurava inocência. De um lado a defesa, do outro a acusação e no banco dos réus o suspeito. Testemunhas e provas serão apresentadas. Qual será a decisão dos jurados?"

Estão todos prontos para o início do julgamento, o juiz e o conselho de sentença já estão reunidos. Neste será decidido o destino do(a) réu(ré). De um lado a defesa de outro a acusação. Testemunhas, provas e argumentaçõoes serão apresentadas por ambas as partes. É preciso muita concentração para usá-las corretamente.

Descrito por: Fabricante

Componentes:
• 1 tabuleiro
• 4 crachás
• 87 cartas (2 de réu, 2 de cidade, 9 de jurados, 11 de acusação, 11 de defesa, 46 neutras, 6 de testemunha)
• 26 fichas de influência (13 de acusação e 13 de defesa)
• 2 peões
• 1 dado
• Peças em borracha



Seu objetivo, naturalmente, é convencer os “jurados”, impessoalmente representados por sete cartas sobre o tabuleiro. Cada jurado tem uma personalidade característica, simplificadamente representada por uma determinada cor. Assim, um jurado verde e um vermelho podem reagir de modo diferente diante de uma mesma acusação.

Para “argumentar”, os jogadores dispõem de um baralho cujas cartas trazem pequenos textos, incriminando ou inocentando o réu. Algumas, neutras, trazem apenas a frase inicial – a continuação deve ser improvisada pelo jogador. Entretanto, o conteúdo dos improvisos serve apenas para manter o clima, pois o que importa mesmo são as cores das cartas, indicadoras de quais jurados serão sensibilizados com o seu uso. Cada vez que isso acontece, o jurado recebe uma ficha de influância, cujo valor permanece, oculto até o final da partida, quando todas são reveladas simultaneamente, para definir o seu voto a favor ou contra o réu. Veredicto não é um jogo de argumentação lógica ou dedução – como se é levado a imaginar, mas converte o tema para um agradável jogo de cartas de final empolgante, porque quase sempre é imprevisível.