sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segurança no Escritório

Li esse texto e no final descobri a fonte do meu stress e achei legal. ^^


Todo programa de segurança tem pelo menos três objetivos:
  • Proteger a saúde do funcionário
  • Proteger o patrimônio do empregador, que é a fonte de obtenção de retorno econômico da empresa.
  • Assegurar que o trabalho do funcionário que é a contrapartida do salário recebido não tenha sua eficiência afetada por acidentes.
O potencial de acidentes pessoais e danos à propriedade nos escritórios é muito menor que o de uma área de manufatura. Entretanto esta não seria uma argumentação para dedicar menor ênfase a um programa preventivo de segurança, pois uma perna quebrada no escritório afeta o indivíduo da mesma maneira que se a quebrasse em qualquer outro lugar.
Os funcionários dos escritórios necessitam estar bem orientados para agir em situações de emergência, como eliminar condições inseguras, como tornar as estações de trabalho efetivas de maneira a não ultrapassarem as limitações do corpo humano e como controlar os fatores ambientais envolvidos no ambiente do trabalho.
NOTA - o termo escritório, aqui utilizado, é muito abrangente sendo que os conceitos a ele associados podem ser utilizados em escolas, bibliotecas, igrejas, escritórios de empresas etc.

B - Responsabilidades

Ao contrario do que muitas pessoas pensam a responsabilidade pela implementação e execução de um programa de segurança não é só da CIPA (quando existente), mas todos devem ser responsáveis: Diretores; Gerentes; Supervisores; Auxiliares etc.

C - Etapas

Um programa eficaz de segurança nos escritórios deve abordar alguns itens básicos e outros específicos de cada localidade.
 

Planos de Ação para Emergências

Tais planos tem por objetivo minimizar a gravidade de situações adversas criadas por eventos inesperados ou previsíveis. Como exemplo podemos citar: incêndios; inundações; desmoronamentos; terremotos; explosões etc.
Infelizmente a eficácia destes planos depende de algo que "entra em choque" com o temperamento de grande parte dos latino-americanos: PLANEJAMENTO. Planejamento é a antítese do tão conhecidos slogan " time que está ganhando não se modifica".
Equipes de emergência devem ser organizadas com funcionários dos escritórios e treinadas teoricamente e praticamente.

Alguns pontos de ênfase (dentre outros):

  • Rotas de fuga - ponto de encontro e contagem de funcionários;
  • Métodos de evacuação, sistemática de comunicação com Bombeiros ou Resgate;
  • Primeiros socorros a feridos e métodos de remoção dos mesmos;
  • Uso de extintores e hidrantes;
  • Ameaças de bombas;
  • Proteção de informações críticas da empresa etc.

Segurança em sistemas elétricos

Hoje com a utilização crescente de equipamentos elétricos eletrônicos, o dimensionamento e manutenção de sistemas elétricos tornam-se cada vez mais críticos. No Brasil é comum a utilização de uma única tomada para a instalação de diversos equipamentos e com conseqüente sobrecarga dos circuitos. Vários eventos perigosos podem originar desta situação: incêndio; choques elétricos, curto circuitos etc.

O programa de segurança deverá prever:

  • Utilização de tomadas adequadas e aterradas para cada equipamento.
  • Não permitir a passagem de extensões elétricas em baixo de carpetes.
  • Não permitir o uso de equipamentos sem o devido aterramento.
  • Verificar se no local existe um quadro de disjuntores identificados por setores.
  • Testar periodicamente os disjuntores verificando se ao serem manualmente desligados desativam o setor esperado.
  • Não instalar novos equipamentos sem que um técnico verifique suas características em relação ao sistema elétrico existente.
  • Funcionários de escritórios nunca devem tentar fazer reparos em equipamentos elétricos.

Ergonomia

Ciência também conhecida como engenharia de fatores humanos é utilizada para adaptar a máquina ao homem. Com o advento dos computadores, os funcionários de escritórios passaram a desenvolver atividades limitadas a movimentos repetitivos e com utilização de apenas alguns sistemas do organismo humano. Tal prática tem dado origem a lesões e doenças profissionais.
O programa de segurança nos escritórios deverá abordar pontos como:
  • Escolha de estações de trabalho adequadas para cada tipo específico de trabalho e segundo o biótipo do funcionário.
  • Verificação das estações de trabalho já existentes segundo o item anterior.
  • Estipular interrupções periódicas (segundo normas vigentes) para trabalhos repetitivos.
  • Treinamento de relaxamento para todos os funcionários, em função do tipo de trabalho e em função da duração do trabalho.

Controle as condições ambientais

Esta parte do programa de segurança tem por objetivo assegurar o conforto dos funcionários e remover poluentes do local de trabalho. Quando o ambiente do escritório apresenta se muito frio ou muito quente, excessivo nível de ruído, contaminado com fumaça de cigarro, odores ou microorganismo, ele torna-se agressivo à saúde e ao estado emocional dos funcionários e conseqüentemente reduzindo a eficiência do trabalho.
 
Exemplo de algumas fontes de poluentes em escritórios:
  • Vapores e gases oriundo de maquinas copiadoras;
  • Gás liquefeito de petróleo proveniente de mini cozinhas;
  • Emanações de substâncias químicas usadas na cola de carpetes;
  • Monóxido de carbono proveniente de cigarros;
  • Emanações conduzidas de outras áreas de atividade por meio do sistema de ar condicionado;
  • Microorganismos oriundo de pessoas gripadas etc.

Avaliações

O programa de segurança nos escritórios para ser efetivo deve contar com verificações rotineiras que permitam avaliar "riscos e condições perigosas ou de risco" que possam surgir no ambiente do trabalho e isto pode ser obtido por meio de:
  • Inspeção semanais onde pode ser verificada: acesso a extintores; validade de carga dos extintores; situação de saídas de emergência (é muito comum encontrarmos saídas de emergência obstruídas por material de escritório etc); presença de material inflamável; presença de quantidade anormal de material combustível etc.
  • Auditorias mensais onde deve ser feita uma avaliação mais detalhada em com participação de um maior número de funcionários.
  • Auditorias semestrais, normalmente deveriam ser conduzidas pelo executivo de maior nível, sendo aproveitada esta ocasião para estender a inspeção para todo o edifício e sistemas auxiliares como, elevadores, ar condicionado, água potável etc.

Gerenciamento do "stress"

Finalmente um programa de segurança eficaz deverá acessar fatores que eventualmente possam vir a prejudicar o equilíbrio emocional dos funcionários resultando em diminuição da eficiência do trabalho.
Considerando-se apenas fatores internos e não considerando a parte salarial da relação entre empregador e funcionário, algumas causas comuns do "stress" são :
  • Falta de definição da função; inexistência de políticas definidas e claras;
  • Instruções confusas e não objetivas;
  • Falta de entendimento das metas e objetivos da empresa;
  • Falta de programa de treinamento;
  • Não participação do funcionário em decisões que o afetam diretamente;
  • Ausência de um procedimento objetivo de avaliação de desempenho;
  • Ausência de planos de carreiras ou progresso pessoal;
  • Muitos níveis hierárquicos e falta de liderança de gerentes e supervisores etc.
Referencia: http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/3_seguranca_do_trabalho/6_escritorio.htm